Já há vários meses que ando a "encubar" este texto... Sou leitora, quase compulsiva, gosto muito de ler, leio diversos géneros literários e em todos encontro o mesmo... Gosto de cinema, não vou tanto quanto desejaria, mas gosto muito, e em todos os filmes vejo o mesmo... Talvez por estes se inspirarem nos livros, não sei!
Pois bem! Mas afinal o que é que lês e vês? Perguntam vocês!
Leio e vejo algo que me intriga bastante enquanto mãe, por vezes preocupa-me, depois reflicto, falo com outras mães, observo (passatempo da minha filha mais nova, observar) o que vejo na rua, no metro, na praia, na escola, também converso com mães de colegas das minhas filhas e por fim pergunto-me: Mas onde se inspiram os escritores e argumentistas? Não será no mundo real, ou então o meu mundo real não é mesmo que o deles! Ou será que as mães se vêem de maneira diferente da dos filhos?
Leio e vejo dois tipos de mães em cada livro ou filme! Tenho-me interessado principalmente na perspectiva que os filhos têm das suas mães, e deparo-me com duas mães diferentes:
1. A mãe amorosa: Ela é incansável! Ela é perfeita! Parece feita de um qualquer material que nenhum cientista ainda descobriu qual é... Ela está lá sempre! Ela é amorosa, é carinhosa, é doce! Sabe impor disciplina sem gritar, sem bater, sem espernear e, fundamental, sem enlouquecer! Ela chorou de alegria no dia do nascimento dos filhos, e diz a todos que esses foram os dias mais felizes da sua vida! Ela sabe sempre o que dizer, sabe tudo, tem uma sabedoria divinal (mesmo elevada à sabedoria de Deus e dos Deuses)! Ela tem sempre a palavra certa para dizer aos seus filhos!
Ela cozinha, ela lava, ela veste e despe a sua prole, ela faz bolos maravilhosos, ela trabalha, ela leva os filhos à escola, ao teatro, ao cinema, a festas, às actividades extra-curriculares, etc.... Ok eu também o faço, mas ela fá-lo sem enlouquecer, sem que lhe saia um cabelo do sítio! Ela faz os trabalhos de casa com os filhos! É uma mãe que todos dizem exemplar! Ela faz os maiores sacrifícios pelos filhos, sem se queixar!
2. A mãe diabólica (comparada com a mãe da Família Adams, esta última é uma santa!): Ela é má! Ela não tem paciência para os filhos! Ela contratou 1 (e tem pena de não ter tido hipótese de 2 ou 3) amas para cuidar da sua prole! Ela não os leva a lado nenhum! Ela grita, castiga-os e esbofeteia-os sem dó nem piedade! Não gasta um cêntimo com eles, a não ser em benefício próprio (tipo a ama)! Chama-lhes nomes, ofende-os, violenta-os física e psicológicamente! É uma mãe que normalmente acaba presa no fim do livro ou do filme! Na melhor das hipóteses acaba louca num qualquer asilo, sem que ninguém a visite!
Voltando à perspectiva dos filhos, será que para eles só há dois tipos de mães?
E eu que sou mãe pergunto-me muitas vezes, quando as minhas filhas forem adultas elas colocar-me-ão em qual das duas categorias? É assustador!!! É que eu, como todas as mães com quem falo e vejo por aí na rua, não me identifico com nenhuma destas mães!!! Será que um dia as minhas filhas vão olhar para mim e decidir, tu és a mãe amorosa ou tu és a mãe diabólica?!?!?!
É que eu revejo-me na mãe normal! Aquela que é amorosa e diabólica simultaneamente (não necessariamente no mesmo espaço de tempo, mas enquanto pessoa)! E eu consigo dar-lhes beijos, amá-las mais do que tudo na minha vida (sem dizer que o dia do nascimento delas foi o mais feliz da minha vida, porque não foi! Doeu-me, cansei-me, queria dormir e não podia e ainda tinha que manter o ar de "mãe mais feliz do mundo!", senão era excomungada! - O dia mais feliz da minha vida são todos desde o momento eu que fui mãe (dia em que soube que estava grávida!), também parece um "lugar comum", mas no meio de todos estes dias felizes há momentos de profunda crise!!!
Também sei fazer bolos, mas odeio cozinhar! Detesto toda e qualquer espécie de lida doméstica! Sou a mãe que tem as prateleiras com pó, o chão por aspirar, que sempre deixou as crianças gatinharem no meio do pêlos dos cães (e irem para a cama deles), muitas vezes vestem uma t-shirt por passar a ferro, mas limpas!!! Sou pouco dedicada a estas tarefas mas a higiene não falta! O bibe pode ir todo amarrotado mas assim é porque foi lavado!!!!
Levo-as à escola, ou vou buscá-las, depende!, levo-as às actividades extra-curriculares, ao teatro, ao cinema, às festas de anos (Às vezes! outras vezes não dá! Temos, ou tenho, outros planos mais interessantes!), mas, como disse acima, às vezes enlouqueço!!! Faço-o, mas por vezes sem vontade (e elas sabem, não são parvas!), às vezes no meio da pouca vontade há um grito! É verdade, eu também grito! - E dizem que bastante! - Mas não bato! Posso aliviar a minha consciência e acreditar em ter mais um ponto para a Mãe Amorosa! - Outras vezes faço-o a cantar e a rir! E lá vamos nós bem dispostas, a contar histórias a ouvir música e a cantar ao mesmo tempo, tal qual uma família feliz! (Que eu até acho que somos!!! Mas isso sou eu! Um argumentista de Hollywood talvez tenha outra opinião!)
Não faço com elas os trabalhos de casa! - Por mim elas não faziam trabalhos de casa! Mas esta é outra história - Acho que elas devem ser autónomas! Quando estiverem na escola, a trabalhar ou fazer os testes, a mãe não estará lá para os fazer com elas! Se for uma dúvida facilmente explicável, explico, senão perguntam no dia seguinte à professora! E elas até são boas alunas! Dedicadas, aplicadas e têm uma curiosidade imensa pelo mundo! A verdade é que a mãe (Eu!), nem sempre tem paciência para lhes explicar como este funciona! Assim digo-lhes: Pensem! Porquê que acham que é assim? Vão pesquisar! - Parece bonito, não fosse dito no meio de um suspiro que significa: Estava eu tão bem aqui sossegada e agora vem esta pergunta chata sobre o mundo!!
Também vejo as peças de teatro delas inventadas em casa! Nunca falto a uma reunião ou festa da escola! (Nem que as vacas tussam!! Há coisas das quais eu não prescindo!!) Passeamos, brincamos, conversamos e também lhes explico como funciona o mundo (pelo menos na minha perspectiva) bem disposta e a rir!
Comem muitas vezes os mesmos menús, já vos tinha dito que não gosto de cozinhar!, mas não comem "porcarias"! Comem sopa todos os dias, frutas e comidinha caseira! Lá em casa não se come carne e utilizamos muitos produtos biológicos! Mas às vezes vão ao Mc Donald (passo a publicidade), faz-lhes mal mas sabe-lhes bem!
Não faço sacrifícios pelas minhas filhas, pelo menos eu não o vejo assim, seria um peso brutal para elas e para mim!
Trabalho, chego a casa cansada e só me apetece esticar no sofá e não fazer "nerum"!!! Às vezes não o posso fazer, há o jantar para preparar (não gosto de cozinhar mas não tenho cozinheira! Tenho uma Bimby que peca por não fazer tudo, literalmente, sozinha!!), outras vezes, estico-me no sofá e digo: Hoje jantam Cérelac (passo novamente a publicidade)! Outras vezes faço um mix, faço o jantar, jantamos rapidamente e às 8:30/9h estamos as três enfiadas na minha cama a ler, a conversar, a rir ou simplesmente a descansar! (Claro que o marido/pai faz parte de todo este cenário! Mas eu escrevo enquanto mãe, só posso falar por mim! Lanço-lhe o desafio de ele dar a versão dele enquanto pai!:)))
Acredito que as minhas filhas me verão como uma mãe normal, já o manifestam quando dizem: Não gosto de ti! És má! ou, Adoro-te! És a melhor mãe do mundo!!! Pelo menos eu, não só me vejo assim, como vejo assim os meus pais e quem me educou, pessoas normais, humanas, que erraram muito e fizeram maravilhas! Graças a eles eu sou o que sou hoje!
Agora, desafio todos os argumentistas de Hollywood e demais escritores a desmentirem-me ou a passarem a criar mães e pais "normais"!
E vocês que mães/pais são?
Ana Fonseca
Todos os direitos reservados. Todos os textos e fotografias são nossa propriedade não podendo por isso ser reproduzidos total ou parcialmente nem utilizados para qualquer fim sem a nossa autorização.
E tu, que filha és?
ResponderEliminarQual é a mãe do teu filme, da tua vida? também é só uma coisa ou só outra?