Não somos todos iluminados, é certo!
Mas, caramba, somos todos portugueses! Se somos todos portugueses porque raio há um número muito significativo de população que não sabe falar ou escrever português? E não, não estou a falar das pessoas que, por um qualquer motivo, não tiveram possibilidade de ir à escola! Estou a falar de pessoas com escolaridade média e superior! (Mesmo que só tivessem a escolaridade básica, para mim, deveriam saber escrever e falar português... Afinal é o que se aprende na escola primária!...)
Eu, a cada dia que passa, me espanto mais! Não estou a falar de erros de simpatia, ou preciosismos de pontuação! Estou a falar de erros crassos! Erros como "Voçê".... Amigos, amigas e ilustres desconhecidos, até as minhas filhas que andam no 2º e 4º ano do ensino básico (vulgo 2ª e 4ª classe da escola primária) sabem que antes de um "i" ou de um "e" o "c" NUNCA leva cedilha!!!! É uma regra básica da língua portuguesa!
"Há-des" é uma palavra que não existe!!! Diz-se e escreve-se, espantem-se: Hás-de! Ou, com o novo acordo (Que tenho para mim serve para ajudar a escrever e falar melhor os que têm imensa dificuldade em fazê-lo por si! É a teoria de "já que Maomé não vai à montanha..." - Mas isto é outro post) Hás de!
Fostes, disseste, fizestes, etc, etc... Também não está correcto! Diz-se ou escreve-se: Foste, Disseste, Fizeste... O etc. está correcto!!!
Há depois uma grande confusão com o "te", o "mos", palavras como "escreveste" ou "escreves-te", "escreveste" é o passado do verbo escrever, "escreves-te" é o acto de escrevermos em nós próprios!!!
"Levamos", acto de levarmos connosco alguma coisa: "Nós levamos o pão", "Leva-mos" acto de indicar a alguém que leve alguma coisa por nós: "Leva-mos (miúdos) contigo, por favor" (É sempre bom sermos educados).
Há ainda uma troca entre os "ão" e o "am". É "estão" e não "estam" que se escreve! É "fizeram" e não "fizerão" que se escreve! Pensem no ditongo "ão" e digam-no em voz alta! Assim é fácil perceber que é "disseram" e não "disserÃO"! É, amigos, há truques que podemos usar!!! (E ainda há a internet, para qualquer dúvida!)
Depois há outra coisa que me assusta, é o Poder, não o Poder, Poder (esse também me assusta) mas a palavra Poder! A confusão que há entre "poder" e "puder". Dou-vos o exemplo: "Eu tenho o poder de criar!", "Se eu puder fazer alguma coisa....". Podem ver aqui a conjugação do verbo!
Isto é só uma amostra!...
Eu deparo-me diariamente com isto, e vocês também, certamente! E já não falo do assassinato declarado e premeditado da escrita "facebookiana" e "smsiana" (É! Podemos inventar palavras desde que estejam entre aspas!), com K e outras coisas que ninguém entende o que lá está escrito!
É de bradar aos céus! Leio pessoas que, orgulhosas de si, escrevem coisas em inglês e chocam-se quando lhes digo, o meu inglês é fraquinho... É verdade, mas falo e escrevo português e vocês que são portugueses assassinam diariamente a vossa língua!!! - Não digo, mas penso!!
Farto-me de dizer às minhas filhas, não me importo rigorosamente nada com a profissão que escolham, mas façam-no a saber falar e escrever bem português!
Não estará já na hora de olharmos para nós e nos darmos valor? Não poderemos começar por respeitar a nossa língua?
Ai se eu fosse professora.... Podem crer (diferente de querer) que não avaliaria apenas o conteúdo da matéria... erros?!?! É que era logo negativa! - O pior é que muitos professores escrevem e falam assim ou pior.... E falo com conhecimento de causa!
São os doutores deste país... felizmente não são todos, mas que há muito lá isso há!
Vamos lá malta gira começar a escrever bem português!!! E já agora, a falar também!
Ana Fonseca
Todos os direitos reservados. Todos os textos e fotografias são nossa propriedade não podendo por isso ser reproduzidos total ou parcialmente nem utilizados para qualquer fim sem a nossa autorização.
Sem comentários:
Enviar um comentário