terça-feira, 7 de maio de 2013

Exame do 4º ano!

E é hoje!!!

É hoje o tão ansiado dia por todos os pais e algumas (espero que poucas) crianças de 9/10 anos e seus professores!

As notícias têm andado ao rubro, Milhares de Crianças do 4º Ano Fazem Hoje o exame de Português, lê-se!!!

Pois eu sou uma mãe de uma criança de 9 anos que hoje também faz o exame de Português do 4º ano... Não estou nervosa, ou melhor, sinto uma borboleta na barriga por senti-la (à minha filha) crescida, só isso! Confio nela, confio na professora e dei-lhe todos os créditos para esta tarefa de preparar a minha filha, não para o exame, mas para a vida escolar que ela tem pela frente!

Acredito muito no papel da escola primária como a grande base para a escolaridade, acho fundamental uma boa escola primária! Ora, o que é isso de uma boa escola primária? Já tive oportunidade de partilhar convosco noutro post que, para mim, não é uma escola onde os preparam muito bem academicamente! É antes uma escola que os prepara enquanto pessoas felizes!

Voltemos ao tão afamado exame que tem deixado em alvoroço os pais deste país!... Não estou preocupada, nunca estive! Aliás, eu às vezes acho que sou um alien vindo de um mundo muito distante porque nunca me preocupo com a escola das miúdas! Já vos disse que confio nas minhas filhas e suas professoras? Só me preocupo com a escola quando esta lhes ocupa demasiado tempo de lazer. Ou seja, quando os TPC's são tantos que não lhes dá espaço para brincarem!

Não gosto da carga "Exame" que este exame tem! Na carga que os pais, professores (alguns, leia-se), Ministério e jornalistas dão a um teste que para mim é menos importante do que todo um ano escolar passado! Os miúdos não merecem, tão pequenos, ter esta carga em cima!

Hoje, saí de casa e, como todos os dias, as minhas filhas ainda ficaram a dormir! Hoje telefonei para o meu marido, para falar com a minha linda filha que vai fazer o seu "exame"! Estava nervosa, ela! Disse-lhe que era normal! Para ela se concentrar, pedir ajuda às suas fadas, respirar fundo e escrever o que sabe! - E se tiver má nota? - Perguntou-me. Não faz mal, disse-lhe! Desde que dês o melhor de ti, te dediques e te entregues, se tiveres má nota depois logo se vê!

A professora dela pediu aos miúdos para chegarem 15 minutos antes dos 30 que o Ministério pede. Ou seja para chegarem antes das 9h. Para quê? Não para lhes dar uma lição, nem para lhes explicar matéria ou para os pôr nervosos.... Ela quer fazer com eles uns minutos de meditação! Maravilhoso! Já vos disse que confio muito na professora da minha filha? E que confio muito, muito, muito na minha filha?

Não há motivos para nervosismo!!! Apenas que a minha filha pequenina está a ficar grande, e isso é bom!!!!

Tenham um bom dia de exame do 4º ano, pais! E façam uma meditação!

Ana Fonseca

Todos os direitos reservados. Todos os textos e fotografias são nossa propriedade não podendo por isso ser reproduzidos total ou parcialmente nem utilizados para qualquer fim sem a nossa autorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário