Neste momento estamos com um dilema lá em casa, a nossa filha mais nova, 7 anos a caminho dos 8, vai este ano para o 3º ano, não gosta de ler!...
Se nós fossemos uns pais tiranos, o dilema não se punha, se pelo contrário fossemos os pais baldas, também não... Quem nos manda a nós sermos pais normais, daqueles que não têm certezas de nada?!?!?!

Pois que a Kika não gosta nada de ler... Nada, mesmo nada!!! Gosta de outras coisas, ouvir música (muita), dançar, fazer ginástica, até de fazer as fichas do livro, mas ler... ler é que não!
Lá dei comigo a pedir-lhe que lesse, a obrigá-la a ler, a prometer-lhe um prémio caso ela lesse 3 livros nas férias, a fazer chantagem, a explicar-lhe o quão bom e fantástico é ler um livro... Tudo, tudo e tudo!!! E ela nada, nada e nada!!!
Ontem fomos à Fnac (passo a publicidade, que não me pagam para isso!!... É pena!), lá está, comprar 2 livros para mim (as férias aproximam-se) e 2 livros para a Mada (a minha tia deu 20 euros a cada uma para comprarem o que quisessem, a Mada nem pensou 2 vezes: Livros). Ora, na Fnac, no meio de livros e cd's, a nossa Kikinha "mai linda da mãe", diz: Eu não sei como vocês gostam tanto de livros!!! Que chatice!!! - Escusado será dizer que ela não gastou um cêntimo do seu dinheiro num livro... Eu, na minha inocência (ou será tentativa de manipulação?), ainda lhe perguntei: Então e tu, minha querida mais linda do mundo, não queres um livrinho? - Resposta pronta: - Para quê? Tenho lá tantos em casa!!! - Pois, para os interessados a nossa "mai nova" comprou um cd!
E lá anda ela, sob ameaça e promessa de uma prenda, a ler um livro... Todos os dias um bocadinho... A cada dia que lê já não se lembra do que leu no dia anterior! Eu insisto: Filha, ler é um hábito! Vais ver que vais acabar por gostar!!! - Não vou escrever as respostas dela, são demasiado desmoralizadoras... Eu quero continuar a ter fé!!!
O meu excelentíssimo marido, pai das minhas filhas "mai lindas", disse-me, quase a medo, tal é a minha dedicação à causa: Leitura da Kika! - Não achas que estamos a exagerar? Não achas que ela pode mesmo não gostar de ler e gostar de outras coisas sem ser a leitura?.... - Pois eu acho que a leitura não ocupa espaço e para se crescer e aprender, seja o que for, temos de ler! Em todos os momentos da sua vida de estudante a minha filha deparar-se-á com leituras obrigatórias! Não há volta a dar!!!
E eu, até me internarem num hospício, tenho como missão ajudar (obrigar, chantagear, o que for...) a minha filha a aprender a gostar de ler!
É que eu, por outro lado, tenho a minha filha mais velha, 9 anos a caminho dos 10, que o que mais gosta de fazer na vida é ler!... Até demais, que eu não ganho para os livros e a coitada acaba por ler os mesmos 2 e 3 vezes.... alguns já vão na 5ª vez...!!!
E vocês como fazem para "ajudar" os vossos filhos a gostarem de ler?!... Aceitam-se e agradecem-se, desesperadamente, dicas e truques!!
Ana Fonseca
Agosto de 2013
Todos os direitos reservados. Todos os textos e fotografias são nossa propriedade não podendo por isso ser reproduzidos total ou parcialmente nem utilizados para qualquer fim sem a nossa autorização.
Ana,acho que provavelmente iria ter um ataque se um dos meus não gostasse de ler. Sugestões não tenho, mas ler é fundamental. Não abandones a causa!
ResponderEliminarOlá franciscosv,
EliminarNão pretendo "baixar os braços"!!!
A mais velha adora ler! Devora livros!!!
Mas eu acredito que a mais nova também vai gostar!!! Pensamento positivo! :)
Obrigada pela força! :)
Olá Mãe,
ResponderEliminareu tambem tenho os dois opostos cá em casa :( a minha sugestao é arranjar leituras com os temas que eles gostam. Ginástica por exemplo!
Beijinho pra todos
Olá Liliana,
ResponderEliminarÉ o que eu estou a tentar.... Dou-lhe sempre à escolha!
Ginástica, como sabe, ela gosta é de praticar! :) Anda sempre a treinar... Não pára! Está sempre a pedir para ver vídeos no youtube de saraus e campeonatos de ginástica! Há pouco, quando foram os campeonatos cá em Portugal, ela sempre que estava em casa era a ver o canal 2!!! :)
Eu acredito que a leitura também há-de ter um cantinho na Kika... Não sei é quando! :)
Obrigada!
Beijinhos