quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Amo-vos daqui até ao infinito mais mil!!!!

Hoje, ao telefone com uma querida amiga, dei-me conta (já tinha dado, mas hoje verbalizei) o quanto as minhas duas filhas são diferentes uma da outra!

Não é novidade nenhuma, todas as crianças são diferentes, quem tem mais do que um filho pode facilmente perceber que, apesar das referências serem as mesmas, estão ali dois seres totalmente diferentes! E as minhas filhas são assim, diferentes! Desde que nasceram tão diferentes!!

Ambas lindas e maravilhosas, mas ambas com tudo de diferente, gostos, personalidade, maneira de encarar a vida, tudo!

A mais crescida, no alto dos seus, já?!?!! (o tempo voa, meus amigos, voa), 11 anos está agora a formar a sua personalidade de adolescente!!! Mas tudo começou há 11 anos atrás, quando nasceu!... Parto normal, tranquilo, aconteceu tudo como devia ter acontecido, basicamente comia e dormia, quando aprendeu a sorrir, fazia-o com a maior das facilidades! Era um bebé tão feliz!!! Ria-se imenso, brincava, ria-se, brincava, ria-se... Quando se começou a formar criança, começou a mostrar a sua personalidade, ria-se mas também "batia o pé" e queira saber o porquê, não aceitava um não facilmente, tinha que perceber o porquê! Começou a falar cedo, ainda não tinha 1 ano! Sempre adorou livros... Acordava, ainda na cama de grades, e pedia livros, ficava a "ler" durante mais 1 hora e deixava-nos dormir... Quando deixou a cama de grades levantava-se e ia buscar os livros para "ler" na cama, ainda hoje faz isso!! Era uma criança fácil, sempre respeitou as regras, continuou a gostar de dormir, já não ria tanto, sorria e ria a bom rir quando estava com quem tinha confiança (ainda hoje é assim)... 

Começou desde cedo a dramatizar... Já vos falei diversas vezes da sua veia para a tragédia, para o drama! O mundo acaba para ela todos os dias e por vezes diversas vezes ao dia! Vai até ao limite das suas forças para forçar o que quer (passo a redundância)... Mas é um doce de menina! Responsável, trabalhadora, criativa, educada (e mal educada para os pais... dizem os técnicos que é assim que as crianças se querem), meiga, boa aluna, justa, coerente, bonita que se farta, adora desenhar, não gosta de desporto, ler é, a par do desenho e das esculturas criativas (artista plástica, portanto) das coisas que mais gosta de fazer!

Sofre a bom sofrer, o drama no seu esplendor, quando tem de acompanhar os pais a algo que não gosta, por exemplo uma reunião de amigos... Amua! "Amarra a burra" e só "desamarra" quando vamos embora!

A mais nova... Ai, a mais nova... começou logo com uma gravidez com sobressaltos que culminou numa cesariana de urgência!... A mini-mini, que ela era tão mas tão mini, apesar de ser bebé de termo, nasceu aos berros, entre pânico dos médicos, meu e do pai, tudo num alvoroço (ainda não tinha nascido e já andava tudo de volta dela, impressionante esta miúda!), acabou por terminar tudo bem!

Chorar era com ela... Era de comer e dormir, mas primeiro que comesse, céus!!! Ainda não tinha terminado a primeira toma e já estava quase na hora da segunda (hábito que manteve até hoje, não a mamar mas a comer... Pastelona!!!)! Era uma "trombuda" não se ria facilmente, ao contrario da irmã que andava sempre a rir! Sempre teve cócegas... Muitas cócegas, tantas que até para lhe mudar a fralda a tarefa se dificultava, começava a rir desalmadamente e a contorcer-se... episódios de autêntica comédia, se não estivéssemos com pressa para sair de casa, claro! Começou a falar tarde, muito tarde!! Comunicava por gestos e sons tipo "hum!", fez exames aos ouvidos, não era surda, estava tudo bem! Começou a falar com 2 anos, um susto!!! Íamos no carro, eu, ela e a mana e subitamente a miúda desata a falar... Do nada! Não eram palavras soltas, mas frases, simples, mas frases, com 3-4 palavras, a mais crescida disse: "Mãaaaeeee!!!! A mana está a falar!" Sempre detestou livros... Ela era mais cambalhotas e trepar a tudo!! Trepava tudo e mais alguma coisa!... Tenho uma cómoda que é pouco mais baixa do que eu, fui dar com ela (teria uns dois anos) no topo da cómoda, trepou pelos puxadores!

Começou a rir muito, e hoje (com os seus 9 anos) é o riso em pessoa!! Como diz a professora dela, ela é a alegria da sala! A vida para ela é uma facilidade!! Atrai toda a gente (com tudo o que isso tem de bom e de mau)! Fala com toda a gente! É cusca, muito cusca, e tem orgulho nisso! Ontem perguntou-me: "- Oh mãe, eu sou coscuvilheira?"; "És filha!! Mas não é bonito....", interrompeu-me: "- Mas, oh mãe, eu gosto de ser coscuvilheira! Gosto de saber as coisas!"... Graças a esta sua faceta já me envergonhou para lá de muito!! Já me envergonhou horrores! Mete conversa com toda a gente, no metro, na rua, em todo o lado... E se tudo quer saber, tudo conta... Em iguais proporções!

Adora provocar a irmã! Desde cedo que aprendeu a fazê-lo... A outra dada à tragédia, é facilmente "provocável"!!! Um mimo!!!

Drama não entra na vida desta minha filha!! Nem pensar!! A vida é boa é para ser vivida a sorrir!! "Ah tenho que ir com os pais a um almoço chato com os amigos deles?!?.... Não quero!!!! Mas vou! Se vou, pelo menos que me divirta!". E assim é! Não quer ir, até deita uma lágrima, mas se tem de ir vai e vai divertir-se que não há cá tempo para chatices!!

Gosta de ginástica! Pratica ginástica acrobática de competição! (lembram-se do trepar da cómoda?!?!) Gosta de brincar, gosta de pessoas, traz alegria à vida de todos, todos gostam dela, gosta de música, de cantar e de representar, enérgica, dedicada, meiga que só ela, adora colo (é volante na acrobática, trepar e andar ao colo, há lá coisa melhor?!), bem educada, curiosa, quer saber tudo (é miúda para passar um dia inteiro a fazer perguntas), adora bebés, e é linda, linda...

Tenho tanto, mas tanto para aprender com estas minhas filhas!!!!! Obrigada por existirem na minha vida! Amo-vos daqui até ao infinito! (como diz a Kika: infinito + mil)



Todos os direitos reservados. Todos os textos e fotografias são nossa propriedade não podendo por isso ser reproduzidos total ou parcialmente nem utilizados para qualquer fim sem a nossa autorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário