terça-feira, 21 de abril de 2015

A minha filha só quer que a deixem ser criança!


A minha filha mais nova chora! Está triste! A minha filha mais nova chora porque não tem tempo para brincar!

A minha filha mais nova tem 9 anos e chora porque não tem tempo para brincar! E não tem tempo para brincar porque chegou da escola, onde esteve desde as 9 da manhã, às 17:30h e desde aí até agora, hora do banho, esteve a fazer T.P.C's!

A minha filha chora porque não tem tempo para brincar e eu sinto-me impotente para a ajudar!

Sou totalmente contra os T.P.C's, estes não ajudam as crianças em nada! O que têm para aprender deve ser aprendido na escola e não em casa! Em casa está uma família, com a sua dinâmica, com pais, mães, irmãos e irmãs, cães e gatos, e não com professores formados para ensinar as crianças! Em casa o nosso papel é outro, ou pelo menos deveria ser!

Nunca obriguei ou sequer sugeri que as minhas filhas fizessem os trabalhos de casa, mas agora é diferente... E por isso a minha filha chora! Continuo a ser contra os trabalhos de casa, e cada vez mais, mas quando a escola, professora, sistema de ensino, Ministério, o que quiserem, monta uma pedagogia assente nos trabalhos de casa, não há hipótese alguma de a minha filha ter sucesso escolar sem fazer os ditos T.P.C's... E então ela chora. Chora triste porque não tem tempo para brincar. A minha filha tem 9 anos e daqui a 1 mês tem uma treta de uma prova que vai ditar se ela aprendeu alguma coisa durante 4 anos. Em 2 horas e mais outras tantas em que um professor que ela nunca viu na vida, que não a conhece, que não a viu sorrir, chorar, aprender a ler, a contar, que nunca a olhou nos olhos, vai decidir se ela sabe ou não o que era suposto saber... Não interessa se ela tem confiança nela, se está nervosa ou não, se está com dor de barriga, afinal ela já tem 9 anos e uma prova é coisa simples para este sistema de ensino que está a matar a infância e a capacidade de brincar, e até mesmo as famílias! Não pode haver famílias saudáveis quando, depois de um dia inteiro na escola, é preciso chegar a casa para continuar a trabalhar!

Nós, os pais, estamos a ver este sistema de ensino a acabar com infância da nossa filha, que tem 9 anos, e nada podemos fazer. Nós, os pais, estamos a contribuir e a pagar para que a nossa filha não possa brincar, para que a nossa filha trabalhe um dia inteiro na escola e chegue a casa e continue a trabalhar! Se a nossa filha não trabalhar em casa o que a professora lhe mandou, a nossa filha não tem bons resultados escolares, e porquê? Porque ela não tem a matéria aprendida na escola. Temos de ser nós, os pais, que deveríamos estar a brincar, a conversar, a ensinar-lhe valores, a ter uma convivência familiar, a ensinar-lhe aquilo que não lhe é ensinado na escola! É para isto que servem os trabalhos de casa!

A minha filha tem 9 anos, é ginasta federada e para ela os dias em que está nos treinos e nos campeonatos são os melhores de todos, por ela os treinos seriam todos os dias, pois lá ela treina, brinca e é feliz! Pois lá ela não tem de fazer os trabalhos de casa! Pois lá, com disciplina, rigor, foco, exigência e excelência, respeitam-na e ela sabe!

A minha filha quer ser professora de ginástica, senhores ministros, professores, teóricos e catedráticos, não quer ser professora nem de português nem de matemática!

A minha filha sabe que, felizmente, o ano lectivo está a acabar e depois poderá brincar! E isto é triste! A minha filha deveria gostar tanto de brincar como de aprender.... Mas ela não pode gostar de aprender quando esta aprendizagem exige esforço, lágrimas e sofrimento!

A minha filha tem 9 anos e só queria ter tempo para brincar em casa, quando chega da escola!

A minha filha só quer que a deixem ser criança!



Todos os direitos reservados. Todos os textos e fotografias são nossa propriedade não podendo por isso ser reproduzidos total ou parcialmente nem utilizados para qualquer fim sem a nossa autorização.

2 comentários:

  1. Como compreendo. O meu filho mais velho também :( E até é tão bom aluno, mas gostava tanto de poder brincar mais de não ter tanta obrigação... e eu também não sei como lidar com isto e no que é que isto fará pelo futuro dele, só queria que ele gostasse de aprender, mas não é isso que está a acontecer :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, Ana, este sistema de ensino está a matar a infância e está a hipotecar o futuro das nossas crianças e da nossa sociedade!!
      Infelizmente também, muitos pais concordam com este sistema...

      Eliminar